O que é virtualização?4

Existem várias categorias de virtualização hoje em dia no mercado, porém as mais comuns são a de apresentação e aplicação. Nesta matéria você descobrirá o conceitos desse tipo de virtualização e de outros tipos como Desktop e Servidores.

Virtualização de apresentação

Neste modelo temos o servidor que possui aplicativos de Desktop instalados localmente. O serviço de virtualização de apresentação envia apenas a tela da aplicação (camada de apresentação) para os desktops.

Todo o processamento e uso de memoria ficam no servidor de virtualização de apresentação. O desktop que executar esta camada de apresentação irá trafegar basicamente atualização de video, comandos de teclado e mouse. Quem trabalha com produtos Microsoft conhece esta tecnologia através do Terminal Services.

Virtualização de aplicação

Este modelo é um dos mais interessantes, pois resolve muitos problemas de incompatibilidade de aplicativos nos desktops. Muitos administradores de rede e equipes de help-desk já passaram por situações onde determinado aplicativo X não pode ser instalado na mesma maquina que tenha o aplicativo Y devido a algum conflito.

Neste cenário, o servidor de Virtualização de Aplicação controla o envio dos aplicativos para os desktops. Nos desktops a aplicação é executada normalmente utilizando a memoria e processador local, porem é totalmente independente de caracteristicas locais do desktop como registro, arquivos, etc. Para aqueles que trabalham com tecnologias Microsoft esta virtualização é fornecida através do Microsoft Application Virtualization.

Virtualização de desktops

Este modelo trabalha em conjunto com outras soluções de virtualização,e oferece um meio seguro e estável para virtualizar desktops. Normalmente demanda uma infra-estrutura específica para isto, chamada de Virtual desktop Infrastructure (VDI). Para informações complementares sobre esta tecnologia do lado Microsoft, basta acessar o link.

Virtualização de servidores

Este é o principal cenário de virtualização corporativo, pois é a princípio o mais rápido de ser implantado. Aqui a virtualização demanda uma camada responsavel pelo "ambiente" para as maquinas virtuais, mais conhecido como Hypervisor.

Os principais fabricantes de solução de virtualização possuem seus próprios Hypervisors, e no caso da Microsoft é conhecido como Hyper-V. A virtualização de servidores demanda um capítulo especial dedicado a ela. Gostaria de detalhar mais a fundo como funciona o Hyper-V da Microsoft.

0 comentários: