A Apple não ficou parada esperando os concorrentes tomarem o seu mercado, após o lançamento do Chrome - que usa diversas tecnologias desenvolvidas para o Safari , como o motor de layout WebKit Web Browser Engine também utilizado no Shiira, OmniWeb e iCab - e lançou no dia 24 de fevereiro uma versão de desenvolvimento do Safari , em diversos aspectos parece uma resposta direta ao Chrome, que ainda está em desenvolvimento para Mac OS X e Linux, mas já teve imagens da versão Mac vazadas na net.
A novidade mais divulgada pela Apple é a engine Nitro que, segundo a própria Apple, é mais rápida que a dos concorrentes. Testes independentes mostram um equilíbrio entre os principais navegadores e, no fundo, a diferença de velocidade entre eles dificilmente é percebida pelos usuários. Assim, resta saber se os outros recursos vão tirar mercado dos concorrentes.
Principais recursos novos
A mudança mais evidente para usuários acostumados com o programa é o novo layout, um pouco mais limpo que a versão 3, e principalmente a nova disposição de abas, no topo da janela como no Chrome. O novo local permite aproveitar melhor o espaço na tela.
Depois das abas, a guerra dos navegadores ganha uma nova batalha, a velocidade em JavaScript, o novo Safari promete ser mais rápido que os concorrentes, mas traz novos recursos mais úteis e interessantes ao usuário final
O lançamento do Google Chrome parece ter iniciado um novo front na guerra dos navegadores, a disputa pela maior velocidade de processamento em JavaScript. A tecnologia é utilizada em diversos serviços na Internet e ganhou destaque com a geração de aplicativos Web 2.0 devido a sua utilização em diversos serviços para permitir maior interatividade e recursos semelhantes a aplicativos tradicionais.
Apesar de estar disponível somente para Windows, o navegador antecipou uma série de atualizações nos principais concorrentes, o Internet Explorer teve a versão 8 de testes disponibilizada, o Mozilla Firefox 3.1 apresentará um interpretador JavaScript otimizado - chamado de TraceMonkey - enquanto a versão 4 deve trazer um compilador novo - o Tamarin - O Opera também já tem em desenvolvimento um novo sistema para JS.
Além disso, ao abrir uma nova janela ou aba, o programa exibe um índice visual dos sites favoritos e mais visitados, o recurso chamado de Top Sites, é semelhante ao Speed Dial do Opera e ao Mais visitados do Chrome. O recurso possui um visual semelhante às visualizações do iTunes .
É possível modificar a quantidade de sites exibidos, alterar a ordem e posição dos sites e removê-los da lista.
Uma alteração drástica foi na visualização do histórico, que é visto como o modo Cover Flow do iTunes , na mesma tela do Top Sites o usuário pode realizar buscas por sites visitados, o Safari mostra então uma imagem dos sites que correspondem ao termo da busca. Nessa mesma visualização o usuário pode limpar o histórico no botão localizado na parte inferior à esquerda.
Outro recurso novo é a barra de endereço inteligente, com recursos semelhantes a Awesome Bar do Safari e a barra de endereços do Google Chrome , enquanto o usuário digita são exibidos endereços relacionados ao termo conforme o histórico e os sites favoritos.
Outras mudanças
Além dos recursos listados, o Safari 4 traz como novidades um recurso de zoom que redimensiona não só o texto como todo o conteúdo da página - o que mantém o layout original - sugestões de termos na barra de busca, proteção contra sites suspeitos, além de ferramentas para desenvolvedores: análise de estrutura, debug de JavaScript e mais.
DOWNLOAD


0 comentários:
Postar um comentário